Quem sou


Meu nome é Carlos Milani e sou engenheiro metalurgista com complementação em Engenharia Industrial pela PUC – RJ, especialização em Steelmaking Engineering em Nagoya, Japão e mestre em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos também pela PUC - RJ. Sou instrutor em Metalurgia Física e Extrativa e pesquisador independente, apoiado por vasto acervo bibliográfico, e engenheiro consultor em ligas metálicas no que se refere a processamento, transformação mecânica, tratamento térmico, especificações e aplicações, soldagem, desvios de qualidade e diagnósticos de falhas.



Minha experiência profissional contempla mais de 40 anos de atividades ligadas ao setor siderúrgico no Brasil e no exterior, incluindo a publicação de diversos artigos técnicos de interesse da metalurgia do ferro e aço, proferimento de palestras e conferências, ministração de cursos de treinamento e aperfeiçoamento e participações em missões técnicas, sendo os últimos sete anos na ThyssenKrupp Cia. Siderúrgica do Atlântico (atual Ternium Brasil) na função de engenheiro sênior de processos e de produtos e serviços de assistência técnica a clientes. Iniciei minha carreira profissional na área operacional da Gerdau e complementei minha formação em usinas siderúrgicas no Brasil e no exterior.



Como competências, destacam-se a gerência de contratos, projetos de engenharia básica e de implantação, projetos de modernização e reformas, estudos de mercado e de viabilidade técnico-econômicos, orçamentações de investimentos fixos, estudos de simulação operacional, consultorias técnicas especializadas, assistência técnica a processos e produção, diagnósticos técnicos, avaliação de ativos, due diligences e planos estratégicos de desenvolvimento e diretores e balanços de massa e energia.